Diferentes tipos de corridas de bicicleta (há mais de uma, sério!)

Se você já é um praticante de ciclismo, ou ao menos se interessa por esse esporte, você já deve saber que ele conta com várias categorias, que se diferem por formato, trajeto, tipo de bike e muito mais, certo?

Então, aproveite, pois no post de hoje vamos falar sobre 5 estilos de corrida de bike, e mostrar as diferenças entre elas! Fique conosco até o final e confira!

BMX

O BMX teve o seu primeiro campeonato oficial acontecendo em 1982, em Dayton, nos Estados Unidos. A modalidade se divide em duas subcategorias: O BMX Racing e o BMX Freestyle. Você também pode encontrar o BMX com a nomenclatura de “bicicross”.

BMX Racing

O BMX Racing também está presente nas Olimpíadas, tendo estreado no campeonato em Pequim, em 2008. Essa categoria do ciclismo acontece com baterias de 8 atletas cada, partindo de uma plataforma de 10m de altura (aproximadamente) e usando bikes específicas de pneus com aro de 20 polegadas. Vários obstáculos são colocados no trajeto, e os atletas precisam passar por todos eles até chegar ao final do percurso.

BMX Freestyle

Além do BMX Racing, temos também a versão Style do BMX. Apesar do nome parecido, as modalidades são diferentes, uma vez que, na versão Style, os competidores são avaliados por uma comissão de avaliação, depois de realizarem uma apresentação, que deve ser feita dentro de um determinado tempo preestabelecido. Outra possibilidade é a apresentação ser feita por número de voltas.

Ciclismo de Pista

O Ciclismo de Pista é uma modalidade que originou-se do Ciclismo de Estrada. Neste tipo de ocasião, as corridas acontecem nos velódromos, que são pistas especificamente criadas para as competições. O curioso desta modalidade é que as bikes não tem freios, e contam apenas com uma marcha. Para parar as bikes, os ciclistas precisam parar a bicicleta usando os pedais.

No Ciclismo de Pista, existem subcategorias, sendo algumas delas: perseguição individual ou por equipes, quilômetro, corrida de velocidade ou por pontos, Scratch e Madison. Os equipamentos de segurança são indispensáveis.

Corrida de Estrada

 As provas do Ciclismo de Estrada, como o próprio nome já diz, acontecem em estradas e podem ser divididas em dois formatos. Um deles é o contrarrelógio, ou seja, quem terminar o percurso em menos tempo sai vencedor. Neste caso, as distâncias percorridas são de 29,8 km para competições femininas e de 54,5 km para as provas masculinas. Outra opção é a modalidade corrida, em que vence o participante que conseguir chegar primeiro. Neste formato, as distâncias adotadas são de 141 km para o público feminino e 241 km para o masculino.

Mountain Bike

Por fim, o Mountain Bike (MTB), que é tão querido pelos ciclistas. Essa é uma modalidade de ciclismo que, na maioria dos casos, presenteia os seus participantes com belas paisagens ao longo dos trajetos — e muita terra também. De modo geral, uma competição de Mountain Bike costuma durar entre 1,5 e 2 horas. O formato tem subcategorias, como o Cross-Country, Downhill, Singletrack,Trip Trail,Trials e Enduro.

Aqui, também é muito importante ter uma bike própria para o Mountain Bike, pois como os trajetos são irregulares, é preciso ter bastante resistência.

Você já praticou alguma dessas modalidades? Qual é a sua favorita? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para conferir o nosso post sobre algumas das melhores competições de ciclismo do mundo!