O ciclismo é um esporte?

Hoje em dia, pode-se ver que os hobbies das pessoas mudaram, então cada vez mais se divertem online, conversando, jogue videogame ou jogue jumanji online. No entanto, o ciclismo continua sendo um hobby muito popular entre as pessoas hoy.

Solo recuerda tu infancia. Você foi aquela criança que ficava na bicicleta para baixo e para cima? Se você nasceu até os anos 2000, isso era muito comum, e ainda continua sendo em cidades do interior. Mas nas capitais já não é algo tão frequente.

De toda forma, se você foi desse time, você já praticou ciclismo, mesmo que por brincadeira. E aí entra a pergunta que dá título ao nosso post de hoje: o ciclismo é um esporte? Continue lendo e acompanhe com a gente!

O ciclismo é um esporte?

Sim! Com certeza, o ciclismo é um esporte. Ele envolve apenas dois requisitos: você e a sua bike. Também pode ser praticado sozinho, ou em duplas e grupos — e essa última opção tem se mostrado cada vez mais comum, especialmente após a pandemia de Covid-19. 

Inclusive, vale dizer que você pode até andar de bicicleta em um ritmo de passeio, mas se você optar por realmente colocar força e empenho no esporte, ele te consome muito! Esse é um dos motivos pelo qual essa prática é tão recomendada para quem quer perder peso, por exemplo.

Como surgiu a primeira bicicleta?

O ciclismo é um esporte muito mais antigo do que você pode pensar. E tem uma história curiosa e interessante por trás da criação da primeira bicicleta. O primeiro protótipo de uma bicicleta de que se tem conhecimento é de ninguém menos do que Leonardo da Vinci. Isso mesmo, ele teria sido a pessoa a idealizar a bicicleta através de um desenho.

No entanto, da Vinci não chegou a executar a criação. Anos depois, surgiu a primeira bicicleta de fato, que foi construída em 1817 pelo alemão Karl von Drais, que passou a chamá-la carinhosamente de “máquina de correr”. Esse modelo, no entanto, não contava com pedais, e a pessoa usaria o impulso usado com a força dos pés para realizar o deslocamento.

Há quem diga, ainda, que a primeira bicicleta foi criada na China, por Lu Ban, há cerca de 2,5 mil anos. Como não existia comunicação disseminada nessa época — como internet e telefone — pode ser que isso seja verdade, mas não é algo que possamos provar.

Gruppesepia, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

E a primeira bike com pedal?

Em 1839, o ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan foi o responsável por criar a primeira bicicleta com pedais, que foi um tremendo sucesso, já que facilitava e muito o deslocamento.

Como surgiu o ciclismo?

Com pequenas melhorias nas bicicletas, o ciclismo passou a se desenvolver. No ano de 1869, aconteceu a primeira maratona de ciclismo, que totalizou um percurso de incríveis 123 km! O circuito ia das cidades de Paris até Rouen.

Ainda na França, na cidade de Paris, foi criado o primeiro velódromo, em 1890. Esse foi um marco muito importante para a disseminação do ciclismo como um esporte.

Um ano depois, em 1891, aconteceu um grande evento ciclístico, a chamada prova de Audax, também conhecida por “Randonneurs”, que contava com o percurso de ida e volta entre Paris e Brest: nada mais nada menos do que 1200 km! Essa viria a se tornar a maior e mais famosa prova de ciclismo do mundo, inclusive se expandindo para outros países.

Quais as modalidades do ciclismo?

Você pode até não saber, mas o ciclismo não é apenas o ciclismo. Ele tem várias modalidades, que diferem bastante em termos de exercício, espaço em que é realizado, tipo de bike necessário e trajeto. Hoje, não vamos entrar em detalhes em cada uma delas (guardaremos isso para um próximo post, viu?), mas a seguir, veja algumas das categorias do ciclismo:

  • BMX Racing
  • BMX Freestyle (estilo livre)
  • Ciclismo de pista
  • Ciclismo de estrada
  • Mountain bike 

E aí, você pratica alguma dessas modalidades? Qual delas você gostaria de conhecer? Compartilhe comigo nos comentários!